Fomos encarregados de reabilitar a cúpula do Observatório Astronómico, construída em 1924, mantendo suas características originais ao mesmo tempo em que deve ser automatizada, isolada termicamente e impermeabilizada, além de adaptada ao novo e moderno telescópio que será instalado.
Temos que realizar o trabalho em trinta dias.
A cúpula original consistia em uma estrutura de aço com revestimentos interior e exterior de madeira. Apoia-se em uma viga metálica curvada sobre a qual gira. Os sistemas para a rotação da cúpula e abertura da porta de observação eram manuais.
Apresentava um estado avançado de deterioração tanto em sua estrutura como nos materiais de revestimento. Em 1989, foi revestida externamente com chapa de zinco, o que impossibilitou as observações astronômicas devido à inviabilidade de abrir ou girar a cúpula.
Desinstalamos a cúpula e a transportamos para nossas instalações, deixando protegido o recinto.
Desmontamos e removemos o revestimento de zinco e outros elementos inadequados.
Restauramos a estrutura metálica original e, ao mesmo tempo, ampliamos as dimensões do vão para observação.
Aumentamos as dimensões da porta de observação já adaptadas ao novo telescópio, tendo que recalcular o eixo de rotação, ao mesmo tempo que instalamos o sistema de abertura automática.
Também restauramos o revestimento interior de ripa de madeira, substituindo os elementos irrecuperáveis.
Fabricamos peças sob medida em PRFV para formar uma "pele" que proteja a cúpula da intempérie e se montam sobre a estrutura original, com a colocação do isolamento térmico intermediário. Isso inclui a fabricação de peças especiais adaptadas para garantir a estanqueidade dos encontros com a porta de observação e o pedestal de pedra do edifício, além de proteger os elementos dos sistemas de rotação e abertura.
Restauramos a estrutura de suporte e o sistema de rolamento. Instalamos o sistema de rotação automático da cúpula.
Restauramos os sistemas manuais originais de abertura da porta de observação e rotação da cúpula para demonstrações didáticas.
Reinstalamos a cúpula no edifício, testamos os automatismos e a deixamos funcionando.